reversao de vasectomia

Cirurgia de Reversão de Vasectomia é possível? Conheça

Facilitando em muito a vida da mulher, hoje já podemos contar com a cirurgia da Vasectomia no homem, o que o impossibilita de ser pai novamente e, com isso, as mulheres não precisam mais fazer a Laqueadura que tantos transtornos oferece.

Mas graças aos avanços da ciência, os homens que um dia decidiram pela Vasectomia e, por algum motivo se arrependem e desejam ser pai novamente, podem fazer a cirurgia da reversão de Vasectomia e é sobre esse assunto que vamos tecer alguns comentários para quem desejar saber mais.

 

O que é Vasectomia

 

 

Denomina-se Vasectomia uma cirurgia simples no homem que interrompe a passagem dos espermatozoides do saco escrotal para o líquido ejaculado. Dessa forma, casais que não desejam mais filhos, podem levar uma vida sexual tranquila, pois não existe risco da concepção.

A cirurgia é feita com anestesia local sem maiores riscos para o homem, muito diferente do que acontece com as mulheres que precisam fazer a Laqueadura.

Nessa cirurgia, é feito um corte na bolsa testicular para interromper a passagem dos espermatozoides pelos canais deferentes. Com essa cirurgia, não existe riscos de o homem se tornar impotente como muita gente acredita, pois o sêmen continua a ser expelido, porém sem os gametas para não acontecer a concepção.

reversao de vasectomia

 

É possível fazer Reversão?

 

 

Diferente da Vasectomia, a cirurgia de reversão para que o homem se torne fértil novamente é mais complexa.  Mas em alguns casos, é possível sim ser feita, desde que o corte nos canais deferentes não tenha sido muito grande.

Ao contrário da Vasectomia feita com anestesia local, para a cirurgia de reversão o paciente deverá receber uma anestesia geral. E se essa cirurgia acontecer ainda pela manhã, no final da tarde, o paciente já poderá voltar para casa.

O que acontece, é que na reversão, deverá ser feita a re-conexão entre os canais deferentes que já tinham sido separados. Porém, isso somente será possível, caso o corte não tenha sido muito grande.

Através de uma microcirurgia é feita um,a pequena incisão no saco escrotal, com tamanho de 3 a 5 centímetros. As pontas do canal deverão ser localizadas e suturadas.

Este reparo é minucioso, delicado e deverá ser suturado com fio muito fino, e a ajuda microscópica. em seguida, o saco escrotal também deverá ser suturado.

Para este procedimento ser possível, o homem deverá se submeter a anestesia geral e usar máscara laríngea.

Os cuidados devem ser rigorosos de acordo com prescrição médica, e após 45 dias será realizado um espermograma com o objetivo de medir a quantidade de espermas no sêmen. E também avaliar sua motilidade e formato.

A reversão é indicada normalmente para homens que fizeram a vasectomia há menos de 14 anos, que são os que terão mais chances. Acima deste tempo, poderá acontecer outros contratempos como fibrose, a qual poderá obstruir a região logo abaixo de onde foi realizada a interrupção.

 

 

Qual o preço na rede privada?

 

 

Os preços vão variar dos  9 mil a 16 mil reais nas clínicas privadas. No valor estão inclusos internamento, anestesista e cirurgião, todo o suporte necessário durante o procedimento.

 

Dá pra Fazer de Graça pelo Sus?

 

 

Conseguir realizar uma cirurgia de Reversão de Vasectomia pelo SUS, pode até ser possível, porém devemos entender que existem dados burocráticos. E em algumas situações dificultam o procedimento. As dificuldades podem começar pela região onde o interessado na cirurgia reside.  Pois nem sempre existe um hospital autorizado pelo governo para fazer a cirurgia.

Além disso, não significa que a cirurgia vai resolver a questão para o homem se tornar ou não fértil novamente. Existem dados que comprovam de que apenas 60% dos homens que se submetem a esse tipo de cirurgia, de fato se tornam férteis novamente.

E quanto a fila de espera para fazer a cirurgia, essa pode ser bem grande, dependendo da região onde se reside, e nem sempre compensa esperar para ser chamado.

 

O Pré Operatório

 

 

Antes dessa cirurgia ser indicada pelo médico, é feito uma pesquisa para saber se não existe algum problema de infertilidade na mulher, pois se acaso essas pesquisas forem positivas, melhor será optar por tipo de tratamento.

Sem problema algum com a mulher, é requisitado outros exames pelo médico muito comuns para o pré-cirúrgico. Nesse caso, um Hemograma completo e um Espermograma estão entre os exames pedidos.

A cirurgia é feita para reconectar as duas partes do canais deferentes que na Vasectomia foram separadas. Para isso, é feito uma microcirurgia com uma pequena incisão no saco escrotal em torno de 3 a 5 cm.

As pontas dos canais deferentes são então localizadas e preparadas para que haja a religação. Essa religação é feita com uma costura (sutura) unindo as duas partes com o uso de fios muito finos, tanto que para o trabalho é necessário o uso de um microscópio.

No final, o saco escrotal é costurado novamente e o processo de reversão da Vasectomia estará resolvido.

 

O Pós Operatório

 

 

Já adiantamos acima de que a cirurgia para a reversão para que o homem se torne hábil a ser pai novamente, quando feita pela manhã pode favorecer para que o paciente receba alta ainda no mesmo dia, o que já é bem vantajoso.

Após a cirurgia, como todo procedimento cirúrgico, é preciso que o paciente atente para alguns cuidados, o que vai favorecer para um restabelecimento rápido para a volta às atividades normais no seu dia a dia.

Com respeito aos cuidados pós-operatório, a recuperação quando não ocorre nenhuma irregularidade, demora aproximadamente 10 dias quando o paciente precisa guardar repouso absoluto, especialmente nos primeiros 3 dias após a cirurgia.

Além disso, com respeito a vida sexual, é preciso abster-se do sexo por pelo menos 45 dias, período em que não deve haver ejaculação, pois é o tempo mínimo necessário para que ocorra a cicatrização da sutura nos canais deferentes.

Todo cuidado é necessário para evitar possíveis traumas e o fracasso na cirurgia, além de complicações com possíveis inflamações no órgão reprodutor masculino.

Para vencer esse período de recuperação, muito que provavelmente o médico irá recomendar algum tipo de medicamento com ação anestésica ou antibiótica para evitar possíveis infecções.

Chances para que o homem torne a ser pai novamente

Em geral, quando a cirurgia de reversão de Vasectomia acontece sem maiores complicações, as chances para que o homem engravide a esposa são iguais aos homens normais. Porém, é preciso levar em conta o tempo em que o indivíduo passou sem que os espermas pudessem agir.

O tempo de inatividade dos espermas, pode causar algum tipo de anomalia e, por isso, o período passado entre a vasectomia e a sua reversão pode sim influenciar de alguma maneira nas chances de o indivíduo voltar a ser pai.

 

Pomada para Vasectomia Inflamada

 

Mesmo que aconteça de o corte cirúrgico cicatrizar de maneira adequada e normal, é importante o uso de pomadas para ajudar nesse processo. E quando acontece de a sutura cirúrgica inflamar, existe a necessidade ainda maior do uso de uma pomada  antibiótica ou anti-inflamatória para ajudar na cicatrização e desinfecção do local.

Hoje existem bons produtos farmacológicos que podem ser usados para este fim, como:

Nebacetin

 

Uma pomada que traz como princípios ativos dois antibióticos, sendo eles a Bacitracina Zíncica e o sulfato de Neomicina. Dessa forma, é bastante eficaz no combate a infecções bacterianas.

O tratamento obtém resultados muito rápidos, sendo que apenas 3 dias após o início, as lesões já apresentam melhoras notáveis.

Para obter bons resultados, esta pomada deverá ser usada numa camada fina sobre a região afetada. O ideal é que seja aplicada com uma gaze, para evitar o contato direto da mão sobre o local.

Aplique de 2 a 3 vezes ao dia, por um período de até 3 dias.

Por se tratar de antibiótico, essa pomada não deverá ser usada por tempo muito prolongado, pois poderá ser prejudicial à saúde. E quando isso acontece, podem acontecer efeitos colaterais como:

  • alterações auditivas;
  • alterações nas funções renais;
  • riscos de alterações do labirinto(labirintite).

Esta pomada custa mais ou menos 17 reais por uma bisnaga de 15 gr.

Novacort

 

Outra pomada que traz como princípios ativos Cetoconazol, Dipropionato de Betametasona e Sulfato de Neomicina. Um medicamento com pode de ação anti-inflamatório, antimicótico e antibacteriano.

A Novacort é uma pomada bastante recomendada para tratamentos de pele, combatendo as infecções por bactérias ou fungos, onde acontece também a inflamação.

Este é um medicamento que deve ser aplicado numa camada fina sobre o local, 1 vez ao dia, por até 15 dias ou sob recomendação médica. No entanto nunca deve ser usado por um período maior do que este.

Quando se trata de efeitos colaterais, a pomada apresenta uma série deles. E portanto, jamais deverá ser adotada sem a intervenção médica.

O preço pode chegar a 28 reais a bisnaga de 30gr.

Fenaren

Esta pomada é um anti-inflamatório não esteroide que traz como princípio ativo o Diclofenaco Sódico. É indicada para o tratamento de diversas complicações infecciosas, inclusive a vasectomia inflamada.

A pomada deverá ser aplicada numa camada fina sobre o local afetado, no entanto, nunca quando o ferimento ainda estiver aberto. Neste caso, é importante conversar com o médico para ter a certeza, de que poderá usar este medicamento sem problemas.

Das 3 esta é a versão de pomada considerada mais em conta, pois custa em torno de 20 reais uma bisnaga de 60gr.

 

Anti-inflamatório para Pontos inflamados e dor

 

Os remédios anti-inflamatórios, tratam as inflamações da pele ocasionadas por diferentes situações, entre elas, a cirúrgica. Além de que também acabam tratando dos sintomas decorrentes como a dor e a febre.

Estes, normalmente são classificados entre esteroidais que são à base de corticóides,  e não esteroidais que são os AINEs.

Enquanto alguns desses medicamentos podem ser fornecidos livremente nas farmácias, outros só podem de acordo com prescrição médica. No caso, alguns AINEs que possuem tarja vermelha, e os corticóides, sendo que todos possuem tarja vermelha e exigem receita.

Infelizmente, ainda existe muito uso indevido de anti-inflamatórios, e na maior parte das vezes, sem a consciência de que estes causam problemas sérios de saúde como renais, cardíacos, gastrointestinais e hepáticos.

É de suma importância tomar cuidado com o uso destes medicamentos, não o fazendo de maneira alguma, a não ser sob prescrição médica.

Bom, aqui deixamos algumas informações que julgamos ser de suma importância para tratar problemas relacionados à saúde, mas de maneira segura, consciente e correta. E no caso, especialmente em se tratando de medicamentos para o tratamento de Reversão de Vasectomia.Leia tambémMarido com Astenozoospermia é possível Engravidar?

Mama Tuberosa Mamoplastia para Aumento, Conheça

Bebê com Umbigo Grande Saltado, entenda O que é

Apendicite em Bebê e Criança, Entenda o Caso e Cirurgia

Cirurgia para nariz grande Rinoplastia antes e depois