Bem, vamos falar um pouco sobre Remédio e Pomada para Corrimento Vaginal, este que é um problema bastante comum entre as mulheres. Mas como saber quando é algo normal ou indicação de que algo está errado com seu aparelho ginecológico?
Por isso vamos considerar as causas e sintomas pelos quais se pode identificar se pode ser um colpite ou vaginite ou um corrimento vaginal normal. E você poderá identificar corrimentos causados por doenças de corrimentos fisiológicos que são causados apenas por desiquilíbrio dos hormônios.
O fato é que se é transparente ou esbranquiçado é normal, mas quando este se apresenta com cor esbranquiçada, amarelada ou esverdeada, marrom ou rosado, com cheiro forte e consistência diferente do comum, pode ser uma doença.
Leucorreia, o que é
Dá-se o nome de Leucorreia a uma condição em que a mulher apresenta um corrimento da vagina. Esse problema pode ser agudo ou crônico e por vezes, provoca coceira e desconforto na região genital.
Para o tratamento, o médico ginecologista poderá determinar o uso de medicamentos antibióticos ou antifúngicos que pode ser administrado em dose única ou por um período de até 10 dias dependendo da gravidade.
O que muitas mulheres não sabem, é que essa secreção, tem um papel importante, pois ela se encarrega de lubrificar e fazer a limpeza na vagina. Além disso, no momento de uma ovulação, essa mesma secreção ajuda os espermatozoides alcançarem o útero para fecundar o óvulo.
Dentro de sua normalidade, essa secreção não tem cheiro e mesmo sendo algo aparentemente normal, muitas mulheres sentem algum desconforto. Por isso, podem usar os protetores diários para aliviar a sensação de umidade na região vaginal e assim, se tranquilizarem.
A preocupação com essa secreção só precisa acontecer se a coloração branca se tornar mais escura ou mudar de cor podendo ser acompanhada de mau cheiro. Essa condição pode ser sinal de inflamação ou alguma doença e precisa ser investigada com urgência.
Causas da Leucorreia
A Leucorreia pode ser causada por uma simples alergia na região genital da mulher. Ademais, algumas doenças no aparelho reprodutor feminino podem contribuir, tais como: Candidíase, Inflamação no útero ou nos ovários entre outros.
Além disso, existem outros fatores que podem contribuir com o problema, tais como:
- Descuidos com a higiene íntima,
- Relação sexual com mais de um parceiro,
- Alterações hormonais durante a gravidez ou no período de amamentação,
- Falta de lubrificação necessária para o ato sexual,
- Efeitos colaterais de antibióticos e outros medicamentos.
Pelo fato de existir fatores bem variados para a ocorrência da Leucorreia, é importante buscar por um médico especialista para garantir o diagnóstico. Só assim, será possível administrar o tratamento adequado.
Sintomas Bastante comuns
Os sintomas mais frequentes da Leucorreia são:
- Secreção vaginal branca e sem cheiro, (dentro de sua normalidade)
- Secreção branca com cheiro forte e mais espessa (motivo para se preocupar)
- Coceira, irritação na região vaginal e vermelhidão, trazendo muito desconforto para a mulher,
- Ardor que pode ser mais brando ou mais intenso, durante o ato sexual ou no momento de urinar.
Corrimento Amarelado ( Vaginose Bacteriana )
Quando acontece de o corrimento ser nesta coloração amarelada ou esverdeada, acompanhado de cheiro forte, semelhante a peixe, dor ao urinar, coceira e ardência na região da vagina, pode ser o indicativo de DST – doenças sexualmente transmissíveis.
Existem alguns causadores destas doenças como Tricomoníase causada pelo Trichomonas Vaginallis, que é um protozoário causador de inflamações.
Mas também existem outras doenças como a Clamídia e Gonorreia que são causadas por bactérias.
Podem aparecer dor e sangramento durante ou depois da relação sexual.
Pomada Clindamicina
A pomada Clindamicina é um medicamento antibiótico entre as opções como remédio e pomada para Corrimento Vaginal. Com o princípio ativo Cloridrato de Clindamicina, esse medicamento é útil no tratamento de vaginites, desde que não sejam através de fungos.
Indicada pelo médico ginecologista, esta deverá ser usada de acordo com as prescrições, e pelo tempo determinado para que os resultados sejam positivos.
Este medicamento pode trazer outros nomes comerciais como Dalacin V, C ou T e Clinagel.
A pomada deverá ser aplicada a noite antes de dormir com o aplicador.
Em alguns casos será necessário o tratamento via oral que deverá ser especificado pelo médico.
Seu preço pode variar muito de acordo com a localização, e estabelecimento, indo de 26,00 a 126,00 reais.
Pomada Metronidazol
Metronidazol (princípio ativo) na forma de pomada pode ser conhecido comercialmente como Kolpitrat, Colpistar, Colpistatin, Helmizol e Flagyl Nistatina.
Além da pomada pode ser encontrado também na forma de gel e de comprimidos.
A posologia deste medicamento, vai depender da doença que será tratada, e portanto deverá ser orientado o tratamento pelo médico. mas normalmente é uma aplicador vaginal 1 vez ao dia, à noite.
Metronidazol 500 comprimido
Pode ser conhecido também pelo nome comercial Flagyl, Helmizol, Terconazol, Neo Metrodazol ou Rozex, é um antibiótico usado no tratamento de infecções causadas por protozoários e bactérias anaeróbicas.
Sua posologia poderá ser 1 comprimido de 12 em 12 horas, 8 em 8 por determinados dias ou em dose única.
Corrimento Vaginal Branco (Candidíase)
Caso o corrimento seja branco e acompanhado de outros sintomas como cheiro forte, vermelhidão na vulva, coceira e queimação, tem tudo para ser candidíase.
Essa bactéria que é normal no organismo, acaba se proliferando de maneira desordenada quando o sistema imunológico baixa.
O tratamento poderá ser feito através de pomadas e cremes vaginais ou de comprimidos.
Remédio Fluconazol 150mg dose única
Entre tantos dos seus benefícios podemos contar com o combate a candidíase, que pode ser feito através de dose única de 1 comprimido via oral por mais ou menos 2 semanas. Já em casos recorrentes de 4 a 12 meses.
Seu preço poderá variar muito em média 10,00 reais.
Pomada Nistatina
Sendo este seu princípio ativo, é indicada para o tratamento da candidíase, que deve ser usada a noite, durante 14 dias.
Esta pode ser conhecida também como Mycostatin e custa em média 13,00 reais.
Pomada Clotrimazol
Também conhecido como Canesten este medicamento à base de Cotrimazol é usado para infecções por Candida também.
Trata-se de um medicamento antimicótico de amplo espectro bastante recomendado no tratamento de infecções na região vaginal causadas por bactérias ou fungos sensíveis.
O medicamento deve ser introduzido no fundo da vagina com a ajuda do aplicador. A aplicação deverá ser feita no período da noite e o tempo de tratamento deverá ser recomendado pelo médico que antes irá avaliar a gravidade do problema.
A embalagem com 20 gramas da pomada Clotrimazol tem um valor aproximado de R$ 41,00 reais.
Corrimento Acinzentado ( Tricomoniase )
Este tipo de corrimento pode ser indicativo de Tricomoniase, mas também de outros tipos de infecções e até de câncer vaginal, do endométrio ou colo do útero.
A Tricomoníase é provocada por um protozoário unicelular denominado de Trichomonas Vaginalis. Trata-se de um parasita que é transmitido através do ato sexual e o tempo de exposição até a infecção varia de 5 dias a 28 dias.
Na mulher a infecção costuma acontecer na vagina, vulva, colo do útero e uretra. Já nos homens, a região geralmente afetada é o interior do pênis.
O tratamento deve ser via oral com medicamentos específicos.
Metronidazol 400 mg comprimido
Metronidazol é um medicamento com ação anti-infecciosa e antimicrobiana indicado para combater micro-organismos anaeróbicos. Ademais ele apresenta atividade antiparasitária.
Os efeitos do medicamento começam a ser percebidos entre 1 a 2 horas após a administração. Para favorecer no tratamento, esse medicamento é encontrado no mercado na forma de comprimidos, mas também pode ser usado em gel.
Pode ser usado em dose única ou em até 10 dias. E traz nomes comerciais como Flagyl, Helmizol, Rozex, Terconazol, Neo Metradazol, custa em média de 4,00 até 40,00 reais, mais ou menos.
Remédio Tinidazol 500 mg comprimido
Tinidazol é um medicamento com ação bactericida e antiparasitária com grande poder para combater os micro-organismos causadores das infecções.
O tratamento com este medicamento varia de acordo com a doença a ser combatida e dependendo da gravidade da situação, mas a recomendação deverá partir diretamente de um médico responsável.
Em geral, para combater a Trichomoníase Vaginalis a recomendação medica é de 1 dose única de 2 gramas e, nesse caso, também o parceiro sexual deverá fazer o tratamento. O medicamento deverá ser ingerido durante ou após as refeições.
A embalagem com 4 comprimidos de Tinidazol 500 mg tem um valor aproximado de R$ 10,00 reais.
Remédio Secnidazol 1000 mg comprimido
Contra tricomoníase entre outros, este medicamento deve ser usado segundo prescrição médica, de acordo com as necessidades do paciente. E o parceiro também deverá usar.
Seu valor varia entre 12,00 e 24,00 reais.
Corrimento com tom Esverdeado ( Gonorreia )
Quando o corrimento vaginal se apresenta com um tom esverdeado, esse é um indicador de infecção por clamídia, gonorreia ou trichomonas, doenças sexualmente transmissíveis causadas por bactérias e protozoários.
Além da tonalidade esverdeada no corrimento, a mulher apresenta um maior desconforto durante o ato sexual com sintomas como: mau-cheiro, irritação e coceira na região da vagina.
Também nessa condição, a mulher vai sentir desconforto no momento de urinar.
Remédio Ciprofloxacino 500 mg comprimido
Tratamento antibiótico contra infecções e pode ser usado de 8 em 8 horas ou de 12 em 12 horas, de acordo com determinação médica.
Deve ser engolido inteiro com um copo de água.
Seu custo médio é de 22,00 reais mais ou menos.
Remédio Ceftriaxona Injetável
A Ceftriaxona sódica é um antibiótico com grande poder contra infecções variadas.
Deve ser usada em dose única diária de 1 a 2 g ou aumentada para até 4g conforme a necessidade.
Seu valor varia muito de acordo com a apresentação.
Corrimento marrom com sangue
Corrimento vaginal na cor marrom, nem sempre é motivo para preocupação, pois é considerado normal no período menstrual devido a saída de coágulos de sangue. Ademais, essa cor na secreção pode ser considerado normal durante a gravidez quando acontece o contato íntimo.
Porém, é preciso atentar para a ocorrência de um corrimento marrom mais espesso e que persiste por mais de 3 dias, pois pode ser sintomas de algum tipo de infecção vaginal.
Doenças que podem provocar o corrimento marrom:
- Cisto no Ovário,
- Doença inflamatória da Pélvis,
- Síndrome dos Ovários Policísticos,
- Irritação do Colo do Útero,
- Câncer de Útero,
Corrimento Transparente ou rosado
Quando o corrimento vaginal é transparente ou com uma cor rosada, esse é um sinal bem característico do início de uma gravidez ou acontece por conta do início do ciclo menstrual.
A cor rosada é percebida a partir do momento em que acontece a fecundação do óvulo. É normal que no momento da ovulação, o organismo da mulher libere vestígios de sangue como resultado da entrada do espermatozoide no óvulo.
Ademais, a coloração rosada também pode ser provocada quando o óvulo se desloca até o útero.
Vaginose, o que é, Tratamentos
Vaginose Bacteriana é uma infecção que acontece na vagina e é provocada pela infestação de bactérias como, por exemplo, a Gardnerella Vaginalis. A infecção causa sintomas bem variados, tais como:
- Queimação,
- Desconforto no momento de urinar,
- Coceira intensa,
- Mau cheiro com corrimento branco e pastoso,
A coloração do corrimento também poderá ser amarela ou cinza, sempre com mau cheiro.
Como tratar:
Por se tratar de infecção por bactérias, o tratamento é feito com antibióticos que o médico responsável deverá recomendar. Os medicamentos podem ser na forma de comprimidos, pomadas ou óvulos.
Com respeito ao tempo de tratamento, geralmente o período é de 7 dias, mas apenas o ginecologista é quem poderá determinar. Uma vez que se trata de antibiótico, o tratamento deve ser seguido à risca de acordo com a recomendação do médico.
Remédio Clindamicina antibiótico
Clindamicina é um medicamento antibiótico muito poderoso para tratar de várias condições com infecção bacteriana, entre elas a Vaginose.
O tratamento com esse medicamento certamente deverá ser recomendado pelo ginecologista responsável, pois a dosagem e o tempo para esse tratamento vai depender da gravidade da infecção e do estado clínico da paciente.Leia tambémRemédio Fluconazol para Candidíase, posologia
Nomes de Remédios para fazer Descer a Menstruação, Conheça
Remédio para Foliculite no Couro Cabeludo, Tratamento