Depois que começaram a ser vistos com outros olhos, os variados Tipos de Piercing tem se tornado uma febre entre adolescentes e mais ‘grandinhos’, homens e mulheres. E o mais interessante, é que podem ser colocados nos lugares mais inusitados do corpo.
Hoje o piercing é uma linguagem que poderá determinar uma leitura daquilo que cada um pensa, seu estilo, gostos e até os sentimentos mais íntimos.
Claro que não é para menos, pois esse costume de expressão já vem de muito tempo. Desde os povos antigos como os maias, astecas, os próprios egípcios e indianos, entre outros, já costumavam usar adereços em diferentes partes do corpo.
Partes do Corpo
Seja como uma maneira de seguir uma tradição milenar ou seja como um adereço para fazer parte do visual e acrescentar ainda mais à sua beleza, o fato é que os piercings podem ser usados nas mais variadas partes do corpo, e diferentes tipos de joias.
Se você tem atração por este tipo de adereço, primeiramente fique por dentro de todas as possibilidades possíveis, para depois encarar essa novidade no seu corpo de maneira certeira.
Seja na orelha, no nariz, boca, sobrancelhas, língua, umbigo, seios, mamilos, nas partes íntimas, ou qualquer outra parte do corpo, o primeiro passo, é escolher bem a joia e também o profissional que irá colocar. Pois todo o cuidado é pouco.
Na Orelha
Como os piercings se incorporaram no universo da moda, e estão virando uma mania, certamente são vistos nas suas mais variadas formas, estilos e tamanhos, na orelha também.
Diferentes dos brincos, estes são adereços que garantem muito além de beleza estética, uma bagagem rica de significados.
Respeitando diferentes estilos e gostos, é possível investir naquele piercing que realmente faz a sua cabeça, o seu estilo e gosto. Portanto conheça-os:
No Tragus
Sendo um dos mais comuns, o piercing no tragus é aquele colocado na abinha da frente da entrada da orelha. Este é um local que aceita diferentes tipos de joias como as bolinhas, argolas, figuras como de borboleta, coraçãozinho, flor, sol entre outras.
Por ser um região de cartilagem mais espessa, essa precisa de cuidados ao ser perfurada para não mutilar a cartilagem. O que poderá demorar ainda mais para a cicatrização.
Hélix
O piercing Hélix ou piercing na cartilagem, como também é conhecido, acaba sendo quase mais popular do que o próprio Tragus. É super bem aceito tanto por mulheres como homens, e alguns acabam usando este furo para exibir lindos modelos de brincos.
Esta é uma região bem apropriada também para usar piercings com pingentes variados, tipo de pena, de mãozinha, entre outras versões. Estes devem ser pequenos e delicados para valorizar o visual.
Conch Piercing
Diferente dos outros, este é posicionado bem na concha da orelha. Este é um local onde a cartilagem é mais dura, e consequentemente a dor não é mais intensa na perfuração.
E a cicatrização assim como em outros locais, poderá levar até 1 ano para ser completa.
O conch piercing traz duas versões, sendo que:
Inner conch – é aquele onde a perfuração interna é bem próxima ao canal auditivo, e portanto num local mais sensível.
Outer conch – Também é uma perfuração na parte interna, mas neste caso próximo a aréola de contorno externo da orelha. Nesta região a dor se torna menos intensa.
Este tipo de piercing pode tanto ser discreto como mais chamativo, e tudo vi depender daquilo que você pretende. Pessoas que trabalham em ambientes que exijam maior formalidade, o ideal é que usem joias mais discretas.
O conch piercing também pode ser usado na sua versão tripla, onde exige três perfurações alinhadas onde são colocadas pequenas e delicadas joias. Existem joias incríveis e apaixonantes que podem ser usadas neste local.
Conch fakes – São aquele tipo de piercing que não precisa de perfuração no local para serem usados. E olha que existem joias incrivelmente lindas para serem usadas assim!!! Com pedrinhas, banhadas a ouro, que podem inclusive ser combinados aos brincos.
Daith
Mas ainda podemos contar com o Daith piercing que é uma versão na qual o furo sai bem naquele lobulosinho que fica pouco acima do canal do ouvido e do tragus. Há quem diga que fazer a perfuração nesta dobrinha, tem aliviado a dor da enxaqueca.
Daith piercing contra enxaqueca
Aqui temos um paradoxo, pois o que acontece é que enquanto algumas pessoas relatam ter conseguido o alívio da enxaqueca devido ao uso do piercing Daith, a Ciência contradiz.
Não existe nenhuma comprovação de que essa perfuração neste local, tenha o poder de aliviar a dor de cabeça. Nem mesmo olhando pelos olhos da acupuntura.
Aliás, pela acupuntura, este ponto da orelha representa intimamente a parte do aparelho digestivo. Então, para quem tem problemas digestivos, certamente que os resultados podem ser positivos, assim como na acupuntura.
Já para a Ciência, o efeito não passa de um placebo. Ou seja, se você acredita que funciona, realmente funciona.
Então, não fure sua orelha pensando somente em curar sua dor de cabeça ou enxaqueca. Aliás ela não tem cura e só pode ser controlada. E se assim o for, poderá ser por meio da acupuntura, ok?
Rook Piercing
Este tipo de piercing não é lá dos mais populares, até porque nem todas as pessoas possuem essa dobrinha especial na cartilagem para que possa ser perfurada. Ou se a possuem, muitas vezes é muito pequena para tal perfuração.
É também uma região de bastante dor, aliás, é uma das partes mais doloridas da orelha, devido a cartilagem ser mais espessa, proporcionando a dificuldade de perfuração, e até o fato de dificultar um pouco a joia entrar, devido a dobrinha diferente.
E a cicatrização exige muitos cuidados, até porque essa é uma região que não apresenta nenhuma corrente sanguínea, o que dificulta ainda mais podendo levar até 1 ano.
A perfuração neste local se diferencia de outros pontos, por fatos como a utilização de uma agulha curva.
É importante ressaltar que as perfurações com agulha sempre são as mais seguras, uma vez que garantirão de que a cartilagem não será danificada.
Cartilagem da Orelha
Perfurações na cartilagem da orelha são muito comuns e muito bem aceitas por quem pretende colocar piercing, uma vez que a dor é mediana na maioria das partes. Por outro lado é uma região mais ampla que aceita várias perfurações e tem, boa cicatrização.
Mas, certamente alguns cuidados são fundamentais para se ter sucesso:
- Depois que perfurar sua orelha, o ideal é que a limpeza seja feita todos os dias, e poderá ser simplesmente com cotonete molhado no álcool 70º.
- Durante os próximos 3 meses após colocar o piercing, você não poderá retirar o piercing, pois o local ainda não está cicatrizado.
- É importante girar o piercing algum,as vezes no dia, isso ajuda muito a evitar complicações.
- Parece bobeira, mas é importante tomar cuidado na hora de pentear os cabelos ou trocar de roupa, para não enroscar. Pode machucar valendo.
- Depois da cicatrização, você poderá trocar o brinco quando quiser, e usar o modelo da sua preferência e estilo. Mas tenha bom senso viu?
Hoje existem tantos modelos de brincos para piercings que podem ser usados, entre eles até os lindos modelos com correntinha que são um charme.
Nariz
Pois é, enquanto alguns preferem adotar os piercings na orelha, outros preferem no nariz. E há também os que adotam em todos os pontos possíveis. Vai muito é do gosto e da personalidade. E o legal é que quando bem escolhidos, só agregam ainda mais beleza ao visual.
Assim como qualquer outro tipo de piercing, estes também exigem muita atenção, cuidados especiais, os serviços de um bom profissional, e cuidados pós perfuração.
Existem vários tipos de piercing no nariz, e você poderá optar por apenas um, ou adotar vários deles. Veja: Piercing Nostril, Bridge, Austin Bar, Septo, Septril, Rhino, Nasallang, Terceiro Olho.
Bridge
Com um toque bem atual e moderno, o piercing Bridge está entre os preferidos, e cada vez mais cogitados. A perfuração que se dá sob a pele no alto do nariz, entre os olhos, e proporciona uma dor mínima, indo de leve a moderada. Claro que depende de pessoa para pessoa.
Este assim como o terceiro olho e de septo, é mais demoradinho para cicatrizar, mas é importante sempre manter os cuidados de higiene diários para evitar qualquer complicação.
Caso queira remover a joia, somente depois de bem cicatrizado. É importante ressaltar que este é um tipo de piercing que muitas vezes parece cicatrizado, mas de fato, não está.
No Septo
Uma versão de piercing que ganhou mesmo o gosto popular, é o de septo, esta que é a região que separa uma narina da outra. E o tipo de joia mais cogitado para esta região, é sem sombra de dúvidas o tipo ferradura. No entanto existem outros tipos como as argolas fechadas, com pedrinhas ou somente em metal, vai do gosto de cada um.
Hematoma septal – esta é uma complicação que pode acontecer, ocasionado por hematomas e sangramento na região do septo. É importante ficar atento a este problema, uma vez que poderá gerar complicações maiores como inchaço, entupimento nasal e até dificuldades respiratórias.
Material do piercing – tome muito cuidado com o tipo de material que irá usar, pois esta é uma região que está sujeita a infecções fáceis, e fica bem evidente. E o pior é que se seu organismo rejeitar o material, você além de ter jogado dinheiro fora, não poderá mais usar a joia, a menos que queira uma enorme marca e complicação.
Nostril
O piercing Nostril é um dos que permite as joias mais delicadas. Isso porque, podem ser usadas pequenas e discretas pedrinhas de brilhante ou cristal. Mas por outro lado também podem ser usadas as argolas mais fininhas ou com delicadas pedrinhas, nas suas mais variadas versões.
Diga-se que este piercing é aquele colocado na abinha do nariz. E que fica um charme quando a joia for bem escolhida, garantindo um visual muito delicado.
É importante destacar que pessoas com problemas alérgicos ou de rinite, devem preferencialmente não adotar este tipo de jóia. No entanto, caso queiram, precisam ficar atentos, pois é bem provável que estejam coçando, esfregando a mão ou algo assim o tempo todo. E certamente poderá machucar.
No Umbigo
A área do umbigo é uma das principais escolhas do público feminino ao colocar um determinado piercing em seu corpo.
Para você que adora deixar a mostra a sua barriga no verão, sem dúvida a argolinha ou joia colocada nesta região, com certeza vai deixar o umbigo muito mais charmoso e delicado.
Na Boca / Na Língua
A língua também é o local escolhido por muita gente para colocação do piercing, porém nesta região, a cicatrização pode levar meses, essa também pode ser uma porta de entrada para bactérias, então todo cuidado é pouco depois de furar a língua e coloca-lo.
Você certamente precisará de anti-inflamatório para dor, e em caso de inchaço e vermelhidão, busque imediatamente por um médico.
No Smile
Labret Piercing
Quem deseja embeleza ainda mais o seu lábio, o Labret é o nome dado para a colocação de piercing nesta região, veja como é bem bonito.
Pode furar a pele para piercing em casa?
Não. De maneira alguma. Isso porque você estará lidando com o seu corpo que colocará fluídos em evidência. E estes poderão entrar em contato com as infecções do meio, causando graves complicações.
Por outro lado, ainda existe o perigo de perfurar nervinhos ou vasinhos de suma importância, complicando ainda mais.
A dica é: Vá a um bom profissional.
O que fazer com quelóides no piercing?
Bom, sabe-se que pessoas de pele mais morena, tem maior probabilidade de adquirir as quelóides. No caso do piercing, poderá acontecer por uma má cicatrização, ou até mesmo pelo fato de o local sofrer lesões frequentes. Fique esperto!!!
Caso aconteça, o ideal é buscar imediatamente ajuda de um médico para tomar os procedimentos cabíveis.
Quanto tempo considera-se normal a sensibilidade na perfuração?
O normal é questão de horas ou dias, até no máximo uns 3 dias. Depois disso, o desconforto vai desaparecendo.a menos que aconteça uma infecção.
Se retirar a joia, pode fechar o furo?
Sim. É normal, acontecer, independente de ser uma perfuração recente ou não. E pode fechar por completo em alguns casos. Então, se não quer que se feche, não deverá retirar a joia.
Como acelerar o processo de cicatrização?
Na verdade, é preciso entender uma coisa, uma vez que o corpo sofre uma agressão, terá seu processo natural de cicatrização, que exige um tempo exato, dependendo do local. Até porque, um corpo estranho está inserido no local, e o organismo precisa aceitar.
O que se pode fazer, é cuidar com a higienização,e além de tudo, usar pomadas específicas que ajudam a evitar contaminações ou infecções.
Que tal? Agora que você já sabe tudo sobre esses tantos Tipos de Piercing, vá com cautela, e faça tudo direitinho. Escolha a joia com bom gosto, o profissional com garantia de segurança, e o local que realmente será o melhor para você. Certo?Leia tambémTipos de PIERCING NA ORELHA conheça cada detalhe
Piercing Surface como colocar, Partes de Corpo, cuidados
Tipos de Piercing Feminino, VEJA como mulher usa
Fotos Piercing Medusa Cuidados, como é Colocado
Antiinflamatório para Piercing no Mamilo Inflamado (tratamento)