Os jardins com pedras decorativas são cada vez mais comuns em nossos dias, até mesmo por conta de sua manutenção, uma vez que as plantas, apesar da beleza, precisam de um cuidado todo especial para se desenvolverem com saúde, e, além disso, o importante é deixar o visual do jardim o mais natural possível, e as pedras contribuem com muito sucesso para isso.
É bem verdade que o trabalho decorativo vai ter um custo maior, mas com certeza compensará, desde que se faça um projeto adequado ao espaço desse jardim combinando satisfatoriamente cada item no local, usando espécies de plantas e pedras para deixar o local o mais atraente possível.
No momento de planejar esse jardim, tanto ele pode ser apenas com as pedras para espaços menores, como combinado com o gramado, para espaços mais amplos, desde que essas pedras fiquem bem protegidas para não se espalharem na grama. Se isso acontecer, além do desperdício com as pedras, dificultará o trabalho no momento de aparar a grama.
Este jardim, além de pedras decorativas, ele possui plantas e folhagens e uma cascata no centro com bacia feita com bambu.
E para aquelas pessoas que gostam de misturar e criar algo diferente, esse jardim é uma boa dica, com o uso de pedras escuras no lugar onde vão as plantas e pedras brancas pra formar tipo um caminho com pedras maiores dando um toque especial.
E que tal então esse jardim? Que além do uso de pedras amarelas na decoração, foram usados diferentes tipos de arranjos e vasinhos para manter as plantas, uma decoração simples e muito legal.
Uma das vantagens de decorar um jardim com a ajuda das pedras, é que elas ficam bem em qualquer espaço, mesmo que tenhamos que usar os vasos com as plantas e revestir todo o jardim com essas pedras, e, nesse caso, tanto faz um espaço compacto ou bem amplo.
Como começar – para começar a preparar esse jardim precisamos preparar o terreno, especialmente se formos usar as pedras brancas, e por isso, aconselha-se a revestir o espaço onde ficarão as pedras com uma manta de drenagem para jardim, dessa forma as pedras ficam protegidas da terra e não sujam tão facilmente.
Este jardim é um modelo bem simples com plantas de folhagens na terra e plantas menores com flores no vaso com pedras decorativas grandes, e pra dar um toque especial as pedrinhas brancas, que deram um certo “brilho” no jardim.
Este efeito criado com pedras na decoração desse jardim está um arraso, é uma ótima dica também super criativa e que traz um resultado lindo, serve de inspiração para quem está procurando dicas pra decoração de jardim.
Esta decoração é para jardins grandes com plantas e até árvores de pequeno porte na decoração, e no chão a decoração foi composta por pedrinhas brancas e quadrados em madeira formando uma passarela no meio do jardim.
A decoração com pedras brancas em diferentes tamanhos é muito usada em jardins com grama, como esse abaixo, pequenos com plantas de folhagens em vasinhos um diretamente na terra.
Ainda antes de colocar a manta, melhor será colocarmos uma camada com aproximadamente 5 cm de espessura de areia, pois dessa forma a própria manta ficará protegida para não se romper tão facilmente, e as pedras se acomodarão com maior facilidade.
Hoje também podemos contar com as placas divisórias que protege o canteiro de pedra do gramado, essas placas de plástico facilitam a modelagem do canteiro e ajudam a evitar que as pedras pequenas se misturem ao gramado.
Outra opção será colocar a pedra brita comum em primeiro lugar e depois então espalhar as pedras brancas. Na hora de escolher essas pedras, elas têm tamanhos bem diferenciados, por isso, a escolha deve ser proporcional ao tamanho do jardim.
Ao planejar esse jardim com as pedras, especialmente se em frente ao imóvel, a criatividade vai falar mais alto, uma vez que as opções em formatos para o jardim são bem variadas, aproveitando-se da melhor forma as possibilidades que o terreno oferece.
Mais um jardim para gramados, com o uso de pedras grandes e rústicas na decoração, e com uso de plantas com flores coloridas e para completar com um toque especial, o uso dessa roda de carroça antiga foi perfeito.
Neste jardim houve o uso de pedras brancas na decoração e pedras grandes encontradas geralmente em rios, as pedras brancas foram usadas no espaço junto ao banquinho e as pedras grandes no gramado cercando os pequenos arbustos.
E para aquelas pessoas que além de quererem um belo jardim, pretendem criar um hall de entrada super legal e criativo para suas casas, está aqui é um dica perfeita, e note que foi usado pedras brancas para dar um destaque.
Já este jardim possui um modelo diferenciado, misturando diferentes tipos de pedras na decoração e plantas também, perfeito para pessoas que gostam de decorações diferenciadas e criativas.
Lembre-se que quanto mais criativo, mais bonito ficará o visual e mais valorizada a fachada do imóvel. Para esse jardim, podemos optar por pedras como:
Pedra brita comum – nesse caso, para um trabalho com menos custos, a pedra brita comum é a mais indicada, ou então como já citamos ela vai servir de piso para uma pedra branca evitando que suje.
Pedra brita branca – para quem deseja fazer um trabalho no jardim que fique mais aparente, mas não deseja gastar muito, a pedra brita branca é a mais indicada, desde que se prepare o terreno de forma que essa pedra fique protegida e não suje com facilidade, pois se isso acontecer, logo perderá a graça.
Que lindo jardim não é mesmo? Com detalhes arrumados com cuidado e perfeição, com a grama bem cuidada e decoração em pedras rústicas e pedras pequenas amarelas, usando vários tipos de plantas para decorar.
A decoração desse jardim é perfeita para aquelas pessoas que preferem decorações mais discretas, sem muita cor ou flores, usando três diferentes tipos de pedra, e plantas a maioria no tipo Cacto.
Esta é uma dica de jardim de inverno, com dicas de pedras que podem ser usadas para deixar a decoração bem legal e dicas de plantas para decorar em diferentes modelos, de pequeno e médio porte.
Este jardim é lindíssimo, com uma grande cascara e lago rodeados de pedras grandes e pequenas complementando a decoração, além de plantas e árvores de pequeno porte deixando tudo ainda mais especial.
Pedra dolomita – encontrada em tamanhos diferenciados, essa pedra branca tem um aspecto mais brilhante e é mais fácil lavar quando for preciso. Além disso, por esse seu aspecto, ela se destaca muito bem no jardim causando uma ótima impressão.
Pedra Seixo natural – também conhecida como Pedra de Rio, esse tipo de pedra encontrado em tamanhos diferenciados, também deixa o jardim bem atraente. Apesar de não destacarem-se como as pedras brancas, torna a decoração mais original, e como isso é o que mais interessa em um jardim, certamente que elas são uma das melhores opções.
Pedra Seixo artificial – essas pedras são mais leves, uma vez que são produzidas com o barro, uma boa opção para quem quer um visual diferente no jardim, porém, tem pouca resistência e sujam com facilidade.
Nesta imagem você encontra algumas dicas de pedras que podem ser usadas na decoração do seu jardim, estas são pedras de grande porte, e são aquelas pedras facilmente encontradas em rios.
Aqui estão mais algumas dicas de pedras que você pode usar, já essas possuem um tamanho menor e possuem todas uma cor clara.
Neste jardim, além da dica das pedras usadas, você pode se inspirar com essa dica de como utilizar as pedras na decoração de seu jardim, e dar um toque criativo como foi feito nesse jardim da imagem com pedras na parede.
Aqui são modelos de diversas pedras diferentes que você pode usar no seu jardim, misturando ou deixando apenas um tipo, vai depender do que você preferir para decorar.
Pedras diversas – como a intenção é a originalidade no jardim, todas as ideias são válidas, desde que haja uma harmonia entre estilo e espaços, e nesse caso, além das espécies em plantas para o jardim, podemos ainda buscar por outras pedras, que se adequem aos espaços e não sobrecarregue o visual.
Graças à versatilidade das pedras, podemos planejar e preparar esses jardins até em locais aparentemente impossíveis de se organizar um jardim, como por exemplo, dentro de casa com os chamados ‘jardins de inverno’.
Sabendo das muitas possibilidades para planejar esse jardim, faça seus planos e seja criativo para organizar um jardim com uma decoração ao seu próprio gosto. Porém, se precisar de algumas dicas, aproveite as idéias que encontramos nos sites especializados em paisagismo encontrados na internet.
Uma dica nesse jardim foi o uso maior de um tipo de pedra e para dar um contraste e toque especial, nos locais onde tem algumas plantas, foi colocado pedras de outro modelo para contrastar.
Aqui está mais um modelo de jardim para aquelas pessoas que preferem decorações mais discretas, usando plantas de folhagens, e pedras com cores escuras.
Neste jardim também foram usados diferentes tipos de pedras, com portes maiores e portes menores, com plantas de folhagens e flores e para completar a decoração, um pequeno banquinho feito de pedras.
Com certeza, uma consulta a esses sites, vai aclarar suas idéias e ajudar no projeto mais adequado aos espaços disponíveis em seu imóvel. E se mesmo assim, existir alguma dificuldade, confie na experiência de um bom jardineiro, para garantir a beleza de seu jardim.
Leia tambémPedras para REVESTIMENTOS de paredes, veja os estilos
Escolhendo GRANITO branco para cozinhas e soleiras
Pastilhas para banheiro decorativas ideais revestir as paredes
Horta VERTICAL para casa ou apartamento ( tipos, como fazer )
PAINÉIS DE TV PARA SALA RACKS peças maravilhosas para decorar