Se você ainda não sabe Como Fazer Pontos de Costura A Mão Para Feltro, fique aqui e vamos te dar algumas dicas bem legais. Com certeza ser bastante úteis, nesse aprendizado.
Se uma vez, era regra uma mulher ser prendada no que se refere a habilidades manuais, entre elas a costura, aos poucos isso foi se perdendo. E hoje a maior parte das mulheres modernas, pouco sabem sobre isso.
No entanto, ainda temos alguns segredinhos fáceis que podem fazer seu trabalho funcionar. Entre eles o fato de conhecer os pontos e materiais necessários para o trabalho. E é justamente sobre isso que vamos falar.
Materiais Necessários
Ter prática é importante, mas a verdade é de que nada se faz, se não tiver os materiais corretos. E a prática só vem do treinar e treinar. Sendo assim, uma boa ideia é começar com peças pequenas. E a medida que seus pontos forem melhorando, partir para peças maiores.
Feltro – Item primordial nas cores necessárias para fazer o que desejas.
Linha – a linha para costurar o feltro vai depender do que você esteja fazendo. Mas geralmente, tudo o que você precisa, é que seja uma linha bonita e resistente, e que combine com o trabalho a que se propôs fazer.
E neste caso, poderá ser a linha de retrós normal, a linha de pesponto ou ainda a linha de meada. E se quiser, dependendo do trabalho até mesmo as linhas de crochê e alinha 10 ou linha de pipa, que chegam numa enorme gama de opções.
A linha simples da mesma cor do tecido, deixará o trabalho bem feito e com um visual delicado. No entanto, você poderá usar linhas mais visíveis para algumas peças como bonequinhas e outros. Ou ainda contrastar as cores, criar efeitos de sobretom, tudo depende da peça que está criando.
Agulha – a agulha para costurar feltro é a agulha comum, não precisa de algo especial. Pode ser aquela que toda mulher prevenida tem em casa. As agulhas de pontas finas são as melhores, pois furam o feltro de maneira mais fácil.
Porém, podem ser mais grossas ou mais finas, dependendo do trabalho que estará fazendo, e também da espessura do fio que será usado.
Tesoura – aquela tesoura normal que toda artesã tem ao seu alcance.
Ponto Caseado
Muito usado para acabamento em peças em feltro, aplicações e outras, este ponto é muito fácil de fazer. Pode ser usado para fechar bichinhos, bonequinhas, guirlandas e outras peças.
Pode ser usado o fio duplo, o que deixa a peça linda e ainda mais resistente. Então, comece juntando as duas partes do trabalho uma sobre a outra, prendendo com alfinete, se necessário. Então:
Faça um nozinho na ponta da linha, introduza a agulha da parte debaixo para cima na peça, puxe todo o fio e passe pela laçada.
Agora, você deverá puxar novamente toda a linha para formar o ponto. Então, da frente para trás, enfie a agulha e dê a laçada, puxando todo o fio. Sempre buscando manter a mesma distância e altura dos pontos anteriores para que o trabalho fique bonito.
Vídeo passo a passo
Ponto Alinhavo
O ponto alinhavo é ainda mais fácil de fazer e o segredo está em passar a agulha com a linha unindo as 2 partes. Para que os pontos fiquem parelhos, um bom truque é marcar com os dedos aonde deverá ser feito o próximo ponto.
Manter a mesma distância entre um ponto e outro deixa o trabalho caprichado e bonito, bem mais aparente.
Para você entender melhor como fazer este ponto simples, assista o vídeo, e com certeza já irá sair fazendo seus trabalho com muita vontade e animação.
Aprenda com o vídeo
Ponto Corrido
O ponto corrido é semelhante ao de alinhavo, a diferença está no espaçamento deixado entre as linhas tracejadas que é bem menor.
Nesta imagem abaixo fica muito bem claro qual é a pequena diferença entre os pontos alinhavo e ponto corrido. Fácil né? Não existe segredo algum.
Você poderá fazer lindas peças com este ponto corrido, assim como o caseado e o ponto alinhavo, é só conferir o vídeo aqui e suas dúvidas serão sanadas.
Vídeo Fácil fazer
Ponto Chuleado
O ponto chuleado é feito com fio simples, e é feito em bordas sem acabamento, tendo como objetivo, justamente o fato de impedir que o tecido desfie.
Os pontos devem ser trabalhados da direita para a esquerda, em diagonal. Estes deverão trazer profundidade de acordo com a espessura do tecido.
Este ponto é muito fácil de fazer e pode ser feito em qualquer tecido e também no feltro, dando um acabamento bonito e gracioso.
No entanto, para realçar o trabalho de maneira positiva, os pontos deverão ficar parelhos um com o outro. Tanto na questão da distância, quanto da profundidade. Confira no vídeo abaixo:
Vídeo do Chuleado
Ponto Invisível
Já o ponto invisível é aquele para juntar duas partes como se fosse numa costura de máquina, onde não aparece do lado de fora. É especialmente usado para fechar peças com enchimento como bichinhos ou bonecas, entre outros.
Não existem segredos, mas claro que o trabalho se aprimora com a prática. Então:
- Dê um nó na linha a ser usada juntando as pontas;
- com a peça já com o enchimento, comece num ponto por dentro da peça;
- respeite a bordinha, imaginando como seria se fosse costurada na máquina;
- Faça os pontos bem pequenos, unindo uma parte na outra, sempre por dentro;
- É como se fosse um zigue zague, pegando um ponto lá e outro cá;
- De pouco em pouco, estique a linha para fechar a peça;
- Você vai perceber que fica muito bem fechada e os pontos não aparecem;
- Quando fechar tudo, só precisa arrematar e pronto.
Nesta imagem abaixo você tem bem certo como é feito e como fica este ponto que entre outras utilidades tem também a de dar acabamento a artesanatos, inclusive de feltro.
Aprendendo Com o Vídeo
Prenda o nozinho do fio dentro da dobra, traga a agulha para fora, pegue 3 ou 4 fios e volte com esta para dentro da dobra. Veja no vídeo:
Ponto Cruzado ou X
O ponto cruzado ou X também é um ponto muito fácil de fazer e acaba sendo extremamente útil para manter a fixação provisória de pregas, fixação de forros, entre outros.
Não tem segredos, e para quem não tem muita prática existe um truque imperdível. Então, primeiro você deverá ir somente numa direção com pontos na diagonal, como mostra na imagem. E depois voltar completando o x até o final.
Caso ainda tenha dúvidas, confira do vídeo abaixo que deixa tudo muito bem esclarecido para você o passo a passo deste ponto.
O Vídeo passo a passo
Ponto atrás
O ponto atrás é mais uma opção para costurar feltro, e criar peças incríveis. Este geralmente é usado para traçar linhas de um desenho. Mas também pode ser usado para garantir detalhes delicados e graciosos as peças.
Um exemplo de uso deste ponto está em fazer a marcação de boquinhas e olhinhos.
Como fazer – Muito fácil de fazer e com um resultado incrível. O traçado é contínuo, e sempre uma casa para formar mais um ponto.
Ponto palito
Mais um tipo de ponto que é bastante utilizado para unir duas partes de uma peça de feltro. Por mais que os pontos na parte de trás do trabalho fiquem na diagonal, o segredo está em deixá-los bem retinhos na parte da frente.
No entanto, é necessário acompanhar o contorno da peça, ok?
Como fazer – Sempre endireite o fio na hora de puxar a agulha.
Esta é uma excelente opção para fazer bigodes, focinhos e cílios em bichinhos ou bonequinhas de feltro.
Ponto cocheiro
Este é um ponto utilizado para unir as partes de maneira simples, e claro, é muito fácil.
Então comece fazendo um nó na ponta do fio e prenda-o no início do trabalho, juntando duas partes.
Vá passando a agulha sempre pela parte debaixo, cuidando com a simetria dos pontos.
Ponto pesponto
Este é um ponto muito simples mas que pode dar um toque todo especial aos seus trabalhos manuais.
Então, faça um nó na ponta da linha. Passe a agulha debaixo para cima no feltro, pule um espaço e leve a agulha para baixo, seguindo a linha para ficar um trabalho bonito.
Feito isso, volte a agulha para cima, deixando novamente um espaço, e então, coloque a agulha no mesmo buraquinho do ponto anterior.
Continue repetindo esse processo, até que perceba que seu trabalho ficou parecendo um pesponto. Siga até o final.
Ponto Caseado Duplo
Olhando esse ponto, parece complicado, mas não tem nenhum segredo. Basta você seguir o passo a passo do ponto caseado simples, e então, virar o trabalho.
Ai você irá fazer o mesmo caseado nos intervalos para garantir um trabalho lindo.
Ponto caseado embutido
Mais um tipo de ponto para fazer acabamento em peças de feltro. Veja como é fácil:
- Dê 2 nós na ponta da linha;
- Coloque a agulha dentro da peça passando pelas duas partes de feltro a serem presas, debaixo para cima;
- Agora comece o ponto caseado embutido, colocando a agulha dentro do feltro e passando pelas 2 partes;
- passe a agulha por dentro a argolinha da linha e continue o procedimento até o final.
Dica Bônus
Você deve estar querendo fazer algum trabalho especial tipo bonecas ou bichinhos, não é mesmo? Mas o feltro pode ser usado nos mais variados trabalhos manuais, e garante uma beleza incrível. Além de ser muito fácil de ser trabalhado.
O feltro que é um TNT(tecido não tecido), é feito de lã ou pelos de alguns animais, que são prensados usando a mesma técnica para lâminas de PVC, por exemplo. Esta técnica é conhecida como calandragem.
Desse material tão especial, podemos ainda fazer flores, chaveiros, almofadas, e muito mais. Alguns tipos de feltros são usados para fazer chapéus, casacos e até calçados para proteger do frio.
E essa técnica de fazer artesanato em feltro, especialmente as bonecas e bichinhos, não é de hoje, pois já vem geração após geração. É um trabalho muito fácil de ser comercializado.
Então, não perca tempo, e capriche muito nos seus trabalhos, especialmente se está pensando em comercializá-los.
Agora que você já sabe Como Fazer Pontos de Costura A Mão Para Feltro, aprimore seus trabalhos e faça o maior sucesso.Leia tambémComo Pregar Um Botão de Camisa, Passos
Receita – Como fazer sabão artesanal de azeite (de óleo de soja usado)
Como usar Cachecol com CAPUZ e Gráficos de Crochê