Saber como fazer arroz soltinho pode ser necessário às vezes, pois sempre tem aqueles que preferem um arroz bem solto ao invés de um arroz mais grudado como é o caso de um verdadeiro risoto a moda italiana. Para se garantir em um arroz bem soltinho, daqueles que dá gosto ingerir acompanhando um feijão com bastante calda, temos então, algumas dicas bem interessantes que podem ajudar.
Primeiramente é preciso retirar todo o amido dos grãos, para isso, vamos ter que ter um pouco de paciência e lavar bem o arroz, até que a água não fique mais esbranquiçada.
Antes ainda de levá-lo ao fogo, é preciso deixá-lo escorrer em uma peneira procurando deixá-lo bem seco. Se não for possível, ao colocar na panela e acender a chama, mexa um pouco antes de colocar o óleo para fritá-lo.
Depois de bem seco, coloque então 1 colher de óleo, alho triturado, sal a gosto e demais temperos que se preferir. Mexa bem para que o óleo se misture aos grãos de arroz e deixe fritar junto com o alho.
Em seguida coloque a água fervendo, nesse caso o dobro da quantidade do arroz para então cozinhar até o ponto desejado. Quanto ao tempo de cozimento, esse tempo varia muito da marca do arroz que estivermos usando, mas em geral 10 minutos é o suficiente para que ele fique pronto.
Existem algumas panelas, como as de inox que conservam a temperatura após a chama ter sido apagada, mas se acaso você não tem essas panelas em casa, poderá envolver a panela do arroz em um jornal que irá manter bem a temperatura até que os demais alimentos estejam prontos para serem servidos.
Dica importante – existem algumas qualidades de arroz que cozinham mais depressa e por conta disso, quando não conhecemos esse arroz pode acontecer de exagerarmos na quantidade de água. Nesse caso existem duas opções; podemos manter água quente o tempo todo e ir colocando água aos poucos sobre o arroz até o ponto desejado de cozimento.
Mas se não for possível ficar policiando a panela de arroz o tempo todo e desejarmos arriscar colocando um pouco mais de água, se percebermos que o arroz está praticamente no ponto e ainda tem água, melhor é destampar a panela de um todo para que o arroz termine de cozinhar e a água evapore.
Bom, se você queria sabe como agir então para que o arroz fique bem soltinho agora já está sabendo, por isso, vamos aproveitar o espaço para passar uma receita especial à base de arroz integral, que é mais saudável e nutritivo. Esse tipo de arroz também pode ficar bem soltinho.
Ingredientes – 2 ½ copos de água fervendo, 1 cebola média picada, 2 dentes de alho amassado ou triturado, ½ colher (chá) de sal, páprica a gosto, açafrão a gosto, 1 copo de arroz integral, 1 colher de óleo de milho, tempero verde a gosto e outros temperos que se desejar.
Como preparar esse arroz – primeiramente lave bem o arroz e deixe enxugar. Enquanto isso coloque em uma panela o óleo, a cebola e o alho, leve ao fogo e deixe dourar para só depois acrescentar o arroz já lavado para em seguida colocar a água fervente.
Importante saber – se chegarmos a refogar o arroz integral, por apresentar uma película protetora, em contato direto com o óleo ela sela e dificulta em muito o cozimento.
Além da água fervente, coloque a páprica, o açafrão, e demais temperos, menos o cheiro verde e deixe cozinhar em fogo baixo. Pouco antes do arroz chegar ao ponto desejado, confira o sabor e então espalhe o cheiro verde sobre o arroz e um fio de azeite de oliva por cima, tampe a panela e desligue o fogo para que o arroz termine de cozinhar apenas com o bafo.
Para esse mesmo prato, ainda podemos acrescentar as castanhas de caju moídas, ou castanhas do Pará moídas ou ainda as uva passas, porém, esses três ingredientes só devem ser acrescentados.
O arroz integral é bem diferente do arroz branco mais facilmente encontrado no mercado. O arroz integral é rico em nutrientes e fibras, o que confirma que ele é um bom amigo da boa saúde.
Porém é preciso ter um pouco de paciência quanto ao seu preparo, pois o cozimento é demorado realmente, e se for em panela normal poderá levar até 40 minutos até ficar no ponto. Já em uma panela de pressão 20 minutos serão o suficiente para que ele fique pronto.
Uma dica importante – assim como acontece com o feijão, se deixarmos o arroz integral de molho de um dia para o outro, o seu cozimento será mais rápido sem comprometer o seu sabor e, além disso, se for deixado de molho em água morna misturado ao soro de leite com 1 colher de suco de limão, seus benefícios serão ainda maiores.
Experimente então preparar o arroz integral para servir a família, siga a receita acima e não vai ter dificuldades para acertar o ponto.
Leia tambémComo fazer arroz integral passo a passo receita
Aprenda Como cozinhar feijão na panela de pressão
Como fazer estrogonoff de carne receita passo a passo