Como saber se estou grávida? Essa é uma pergunta que muitas mulheres se fazem, algumas preocupadas por algo errado que talvez tenham feitas, outras expectantes por uma noticia positiva que custa a chegar, no caso de mulheres casadas que estão com alguma dificuldade de engravidar.
Na verdade esse é o desejo da maioria das mulheres, ser mãe e dar o verdadeiro sentido a suas vidas, pena que muitas vezes não se planejam adequadamente, e o filho que deveria trazer muitas alegrias, acaba estragando todos seus sonhos, tudo por conta dos prazeres passageiros.
Mas para saber se está ou não grávida, a mulher precisará ficar atenta a alguns sintomas naturais em todas as mulheres que engravidam, e o primeiro deles é justamente a menstruação que deixará de aparecer, isso já no primeiro mês, mas mesmo que haja um pequeno sangramento, existe a possibilidade, uma vez que na fecundação do óvulo, acontece um pequeno sinal muito parecido com a menstruação.
Além da falta da menstruação a mulher passará a sentir náuseas, volume maior nos seios, desejos por alimentos diferentes, aumento no volume abdominal, entre outros, porém, não é 100% confiável basear-se apenas nesses sintomas, mesmo porque, alguns deles podem até não serem sentidos e, além disso, alguns desses sintomas também podem ser sentidos por mulheres que nem sonham em engravidar.
Outros sintomas da gravidez
Sono e cansaço, na verdade o sono em excesso é uma das marcas mais comuns de uma mulher que está grávida uma vez que existe uma concentração maior de progesterona no organismo.
Vontade de fazer xixi a cada instante, também pode enganar, uma vez que ele também é sintoma pré-menstrual.
Sangramentos irregulares e cólicas, sintoma parecido com a menstruação, isso é um sinal de que o óvulo fertilizado está se fixando no Endométrio que é justamente a camada de sangue que reveste o útero e que a cada menstruação é eliminada.
Mamilos mais escuros e veias mais aparentes.
Gostos diferentes, preferindo alimentos com os quais não está acostumada e rejeitando alimentos antes apreciados.
Sempre tem alguém que pretende aconselhar os exames caseiros para conferir ou não uma gravidez. O exame da agulha, testes do cloro, teste com água sanitária, urina fervida, isso tudo é “conversa fiada” e quando dá certo, não passam de coincidências.
Que exames comprovam a gravidez
Exame de farmácia – para saber com certeza se está ou não grávida, a mulher precisa buscar por um exame médico, mas antes disso, tem o teste de farmácia que é feito com a urina, muito eficaz para tirar a dúvida. Essa é a solução mais simples, e fornece o resultado rapidinho e ainda favorece as mulheres que não desejam se expor buscando um ginecologista.
O exame de farmácia assim como o de sangue visa detectar a quantidade de Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG) que começa a ser produzido logo após a fecundação. Porém, esse hormônio também pode ser sintoma de possíveis tumores, por isso, é necessário que a mulher busque por um médico se acontecerem outros sintomas, mesmo que não estejam relacionados aos sintomas de gravidez.
Para que haja uma garantia maior no resultado, o teste de farmácia deve ser realizado após 7 dias a partir do atraso na menstruação, com esse tempo já é possível detectar a presença do HCG na urina e se isso acontecer, o resultado é positivo.
Exame de sangue – para as mulheres que desconfiam que estão grávidas e desejarem logo buscar pelo médico ginecologista, este logo vai recomendar o exame de sangue que é o mais seguro.
Como já adiantamos esse exame também vai detectar a presença do hormônio HCG que só é produzido depois da concepção. Esse exame pode ser feito em qualquer laboratório e apresenta dois tipos:
Exame HCG qualitativo – nesse caso o exame só constata ou não a gravidez.
Exame HCG quantitativo – nesse caso o exame constata a gravidez e ainda é possível saber a quanto tempo ela já existe.
Em geral não é exigido o jejum para a realização do exame de sangue, porém um ou outro médico recomenda que se faça um jejum de no mínimo 4 horas e quanto ao resultado, ele pode sair em no máximo 24 horas.
Algumas mulheres sentem-se ansiosas, seja por conta de um descuido na relação sexual ou pela ansiedade para ter um filho. Por conta disso, saem em busca de um exame para tirar logo a dúvida para saber se está ou não grávida.
Mas é preciso considerar a possibilidade do óvulo não ser fecundado logo após a relação sexual. Menos mal que eles sobrevivem até uma semana e com isso então, as chances de engravidar ainda persistem.
Sabendo disso, se o exame for realizado depois de uma semana após 2 semanas pelo menos depois do ato sexual, já existirá a presença do hormônio HCG no sangue ou na urina para confirmar a gravidez.
Mas enfim, se existe uma possibilidade, mesmo que remota de haver a concepção, melhor é que a mulher tire logo as dúvidas, ainda mais se ela usa algum tipo de anticoncepcional, pois se acaso a gravidez for confirmada nos exames, esse anticoncepcional vai prejudicar o feto.
Leia também5 importantes Exames de rotina para gestantes (Pré natal)
TESTE de gravidez positivo ( melhores exames )
20 Sintomas de gravidez evidentes que você pode sentir