Agora as sensações da gravidez são cada vez mais evidentes, o corpo da futura mãe muda e a barriga começa a aparecer.
Nesta fase que vai da 14ª até a 26ª semana de gravidez, o bebê se desenvolve a passos largos, onde seus sentidos e órgãos começam uma ação constante de desenvolvimento.
Desenvolvimento do feto no 2º trimestre de gravidez
- Então, nesta fase o bebê já chega a medir 35cm e pode pesar em média 1 kg. Os órgãos internos que já estão em pleno funcionamento começam a amadurecer e se preparar para enfrentar o mundo fora da barriga da mãe.
- Mas é nessa fase que o bebê também começa a adquirir gordura debaixo da pele.
- O cérebro do bebê também cresce constantemente e de maneira rápida, e já tem o funcionamento do sistema nervoso também, podendo movimentar-se, colocar a mão na boca, deglutir e engolir ou expelir líquido amniótico.
- O intestino também já começa a produzir o chamado mecónio que é a primeira matéria fecal a base de água e secreções que não fazem mal ao bebê se engolir. Também já aparecem formados os órgãos genitais externos.
- Os nervos do feto são cobertos e isolados por uma substãncia chamada mielina o que garante já a coordenação dos movimentos dos membros. E também uma espécie de pelo muito fininho cobre todo o corpo protegendo-o do contato direto com o líquido amniótico.
- Agora o bebê começa a dormir e acordar independente do ciclo de sono e atividades da mãe, pois ele faz o seu próprio ciclo. Já apresenta um ciclo bastante semelhante a um bebê recém nascido.
20ª semana de gravidez
É nessa fase que pode-se ver o sexo do bebê, claro que ele precisa posicionar-se a favorecer a visualização. E ele está basicamente formado e mexe-se livremente dentro do útero materno.
24ª semana de gravidez
Cada dia progredindo mais, quando chega na 24ª semana de gravidez, o bebê tem fortes possibilidades de sobreviver caso viesse a nascer, mas claro que caso isso acontecesse, precisaria dos cuidados intensivos neonatais, como uma incubadora ou algo neste sentido.
Todos os órgãos internos estão em pleno funcionamento. E os pulmões apesar de estarem prontos, ainda não estão amadurecidos e não estartem sendo usados, produzem o líquido alveolar que mantém a elasticidade deste órgão que será plenamente importante no momento em que começa a respiração. As narinas também já começam a se pronunciar.
O bebê agora já tem reflexo de sucção e também já tem dentro das gengivas os dentes que serão permanentes.
Agora ele também já tem olhos pestanas e sobrancelhas e pode abrir e fechar os olhos, demonstrando sensibilidade a luz também.
Os sistemas auditivo e visual estão cada vez mais aperfeiçados pelas ondas cerebrais, seguindo o processo de endurecimento dos ossos do ouvido interno ou médio, direcionando melhor a condução do som. Agora então, o bebê consegue reconhecer sons internos do corpo materno e também a voz materna, bem como reage com movimentos ao ouvir músicas e outros estímulos externos, demonstrando aceleração da pulsação cardíaca.
Exames do 2º trimestre de gravidez
- Verificar a pressão arterial
- Altura do útero
- Ultrassom Morfológico
- Urina e Urocultura
- Hemograma
- Glicose
- VDRL
- Toxoplasmose
- Fibronectina fetal
Outros exames possíveis
Poderão ser prescritos outros exames de acordo com a necessidade e critérios médicos também como:
- Creatina
- Uréia
- Ácido úrico
- Enzimas hepáticas
- Eletrocardiogramas
- Mapa
- Corrimento vaginal ou do colo do útero para identificação de doenças sexulamente transmissíveis
Vale lembrar de que a grávida também deverá fazer visitas ao dentista para ver como estão seus dentes e também evitar ou solucionar possíveis problemas como sangramentos de gengivas, por exemplo.
Alimentação no 2º trimestre de gravidez
A alimentação da mulher grávida neste 2º trimestre de gravidez, deve priorizar o crescimento saudável do bebê. Portanto deve-se se alimentar de alimentos que tragam energia e nutrição. Tanto você mãe como o seu bebê que está em desenvolvimento demandam de muita energia e nutrientes. E isso se dá por uma boa alimentação.
Cuidados com açúcar – Nesta fase da gravidez, é comum o organismo da mulher ficar mais resaistente a insulina, justamente para ter energia para o sustento do bebê que cresce rapidamente. Então, evite ao máximo que puder os alimentos doces ou a base de açúcar como:
- Refrigerantes
- Cereais matinais
- Biscoitos
- Doces e chocolates
- Tudo o que tiver açúcares na composição
Por outro lado deve-se incluir na alimentação alimentos como:
- Grãos integrais
- Feijões
- Lentilhas
- Pães integrais
- Arroz integral
- Ácidos graxos como azeite, nozes, castanhas e amendoas, linhça, azeitonas e côco, abacate
- Alimentos ricos em ferro para evitar a anemia como: vegetais de folhas escuras, feijões e lentilhas, carnes, damascos, ovos, e juntos a esses devem ser ingeridos tomates, laranja, kiwi, que possuem vitamina C para a assimilação do ferro pelo organismo e evite produtos com cálcio como leite, café, chá na mesma refeição
- Alimentos ricos em cálcio como os derivados de leite, brócolis, couve, abóboras, sementes de girassol, rúcula, agrião, entre outros
- Coma alimentos proteícos como quinoa, ovo, leguminosas, cereais integrais, soja, leite e derivados
- Coma muitas frutas e vegetais frescos
Lembre-se de que nesta fase de gestação é uma boa oportunidade para você mulher aprender bons hábitos de alimentação saudável e por em prática na sua vida. Isso fará bem tanto para o bebê como para você mamãe, ok?
Leia tambémGravidez no Terceiro TRIMESTRE (Final da gestação), exames, pré natal
GRAVIDEZ no primeiro Trimestre, como é, exames, Pré natal
5 importantes Exames de rotina para gestantes (Pré natal)