Doenças causadas por fungos, é muito comum acontecer, pois basta algum descuido na maneira de viver, e esses micro-organismos estão prontos para invadir nosso corpo e causar algum tipo de dano.
Por isso, é preciso estar atento a qualquer complicação, especialmente quando se trata de infecções na pele.
Pois em geral, é por aí que começam essas infestações e, nesse caso, um médico precisará ser visitado para quem sabe receitar um medicamento anti-fúngico como é o caso do Fluconazol.
Esse medicamento é super recomendado pelos médicos, porém, é preciso ter cautela quanto ao seu uso.
Pois ele pode apresentar uma variedade de efeitos colaterais e, nesse caso, somente um médico responsável pelo paciente é quem pode autorizar cada tratamento.
Como se pega?
A princípio se a pessoa estiver com a imunidade baixa e fizer uso de antibiótico e outros medicamentos, pode ocorrer a manifestação do fungo.
No verão na praia ou na piscina, ficar muito tempo com biquíni molhado também pode contribuir para o desenvolvimento dos fungos.
No caso do homem é mais comum que ele pegue Candidíase no ato sexual (lembrando que essa não é uma dst), e também pode pegar a do tipo Oral, passando a boca, a língua em locais já contaminados.
O que é o Fluconazol
É um remédio bastante conhecido especialmente pelas mulheres, e de preço acessível, encontrado em todas as
farmácias, com o intuito de combater a Candidíase.
A sua ação antifúngica age diretamente nesses fungos que se multiplicam causando vários sintomas como coceira na vagina, e afeta outras partes como cavidade oral, o trato urinário e também a cavidade gastrointestinal.
Pode ser encontrado tanto em comprimidos e quando é encontrado em formado de pomada, o seu nome vai ser outro.
Ao contrário do que se informa em alguns sites cujo conteúdo são desenvolvidos por médicos ou farmacêuticos, você consegue adquirir Fluconazol sem receita médica.
Composição do Medicamento
O remédio Fluconazol comprimido e pomada apresenta a seguinte substância ativa:
- Comprimido – cada comprimido desse medicamento contém 50 mg ou 100 mg ou 150 mg ou ainda 200 mg de Fluconazol.
- Pomada (creme) – cada grama dessa pomada contém 20 mg de Miconazol ou Cetoconazol.
Para que serve o medicamento
Candidíase Vaginal – Serve principalmente para Candidíase vaginal, quando se trata de uma infecção fungica da Candida Albicans na mulher.
Candidíase Peniana, Balanite – é a infecção ocorrendo no pênis.
A doença na maioria das vezes ocorre sempre por falta de higienização nas partes intimas tanto da mulher quanto do homem.
O medicamento também trata Frieira entre os dedos, Micose de Unha e na Virilha. Na pele sempre causa muita coceira.
Como ter certeza que está com Candidíase?
Pode ser que você esteja com alguma dúvida quanto a estar ou não com Candidíase, e quem está com o fungo pela primeira vez, pode até estar achando que pegou uma dst caso a tenha adquirido após 1 ou 2 dias do ato sexual.
Outras pessoas especialmente mulheres podem desenvolver esse mal pelo simples fato de ter se exposto por longos períodos com a calcinha molhada ou biquíni, especialmente no verão quando se passa o dia todo na piscina.
Vejamos os sinais e sintomas que aparecem:
- Tudo começa com muita coceira na parte intima, na mulher pode haver ardor na vagina, e Corrimento esbranquiçado.
- Se manifesta no homem a princípio com pequenas manchinhas vermelhas na cabeça do pênis e vai evoluindo para um inchaço e um sebo branco no local.
Observe sempre essas plaquinhas esbranquiçadas com presença de cheiro desagradável.
Tipos de Candidíase
A mais comum é a do tipo Vaginal, mas também tem a Oral ( na boca ). Peniana, Candidíase de Esôfago, Candidíase de Trato Urinário.
Quanto tempo dura no homem?
Após o uso do Fluconazol, desaparece a princípio em 7 dias, porém quando o casal apresentar o mesmo problema, devem parar com as relações e fazer o uso da medicação juntos. Para que não aconteça a reinfestação.
O ideal é que após os 7 dias tomem novamente a medicação, para se certificarem que estão livres da Candidíase, após os 7 dias já podem voltar a ter relações depois de terem tomado a segunda dose.
Quais os riscos de não tratar?
A doença evoluirá principalmente em pessoas que não buscam o tratamento e estão com a imunidade baixa.
A evolução da doença se dá para o avanço da tal para outros órgãos como rins, e até afetar os pulmões, consequência disso a pessoa pode até falecer.
Posso tomar Fluconazol Menstruada?
Sim, você pode tomar não causará nenhum mal a sua saúde. E se você preferir utilizar uma pomada, não há problema algum em utiliza-la mesmo estando em período menstrual.
Posso tomar o remédio 3 dias seguidos?
Não. Você vai tomar somente a dose única hoje e repetir a dose depois de 7 dias.
Mas se a sua Candidíase é do tipo recorrente, a posologia será um comprimido de 150 mg hoje outro após 3 dias e um a terceira dose no sexto dia.
Qual o preço do Fluconazol? Posso comprar sem receita?
O preço começa a partir dos 10 reais, a caixinha vem com 2 comprimidos de 150 mg, esse valor é para o medicamento genérico, porém você pode encontrar outros medicamentos com o mesmo princípio ativo com outros valores.
Você pode sim comprar sem a receita do médico, em qualquer farmácia, basta você verificar os sintomas citados nesta matéria e comparar com a sua situação para ter certeza que é este o problema ( infestação por Candida Albicans).
Pode atacar o Fígado?
Se você é paciente Hepatotóxico ( ou seja tem alguma debilidade no fígado ) não deve tomar o medicamento.
Em tratamentos de uso prolongado também deve-se ficar atento fazendo um exame para avaliar a funcionalidade das enzimas hepáticas e suspender o uso do medicamento caso haja algum dano.
A medicação dá dor de estômago?
Cerca de 10% dos pacientes, ou seja um em 10 pode sentir dor no estômago ao utilizar o medicamento, então neste caso é aconselhado tomar omeprazol para proteger o estômago.
Também podem ocorrem nauses, vômito, dor de cabeça, mais é como foi citado, pode ocorrer esses sintomas em no máximo 10% das pessoas medicadas. (Nenhum remédio é 100% seguro, e não seria diferente com o fluconazol).
Tem o remédio em pomada?
Tem sim, mas não verdade a pomada vai receber outros nomes, vejamos abaixo.
Clotrimazol – Aplicar 1 vez ao dia durante a noite antes de ir dormir por 3 a 7 dias.
Nistatina – Aplicar 1 ao dia durante a noite antes de dormir de 7 até 14 dias.
Miconazol – Utilizar também somente antes de ir dormir e a posologia correta é de 14 dias de tratamento.
Isoconazol – Posologia, aplicar durante a noite antes de dormir por 7 dias.
Tratamento da Candidíase
A Candidíase é uma doença fúngica que acontece através do contato com a pele, seja por um simples beijo ou pelo contato sexual.
Nesse caso, o médico poderá receitar a pomada para ser aplicada sobre as regiões afetadas pela doença ou então o medicamento em cápsulas, dependendo da necessidade.
Como trata a Candidíase -para combater a Candidíase vaginal com o medicamento na forma de comprimidos, em geral, os médicos recomendam uma dose única de 150 mg, mas para evitar uma reincidência da doença.
Recomenda-se uma dose única mensal ou semanal de 150 mg com tratamento que poderá persistir de algumas semanas até 12 meses, mas somente o médico é quem poderá determinar.
Já para os tratamentos com a pomada, esta deve ser aplicada sobre as regiões afetadas pela Candidíase todos os dias por um prazo de 7 a 10 dias.
Em algumas situações o médico poderá até sugerir que o tratamento seja estendido por mais alguns dias.
Para Candidíase Recorrente
A Candidíase pode ser considerada Recorrente pois a pessoa teve a doença 4 vezes ou mais em um período de 1 ano.
Quando essa é recorrente é muito importante dizer aqui que os hábitos de higiene precisam ser melhor observados, ou a questão da Imunidade corporal, está baixa, e também fatores de estres também ajudam no desenvolvimento da doença.
Os médicos geralmente recomendam tomar Fluconazol de 150 mg a cada 3 dias por três vezes, esperar uma semana após a terceira dose, e repetir o tratamento novamente depois de 2 semanas tomando a medicação 3 vezes sendo uma dose a cada 3 dias.
Coceira Íntima
Coceira na região vaginal por vezes pode ser um dos sintomas da Candidíase vaginal, ou então situações alérgicas que pode até ser causada por conta do uso de calcinhas que não sejam de algodão chegando a causar irritação e com uma coceira cada vez mais intensa.
Quando a coceira tem a ver com uma reação alérgica, a manifestação é na parte mais externa da vagina, porém, quando essa coceira acontece mais no interior do órgão, é bem provável que se trata de uma infestação por fungos ou bactérias, e geralmente vem acompanhada por corrimento e até mesmo um inchaço na região.
Como tratar a coceira íntima -para tratar esse problema com o Fluconazol, certamente que primeiramente será necessário consultar um médico para que o diagnóstico seja garantido.
Se a coceira é um sintoma da Candidíase, o creme vaginal Fluconazol poderá ser uma das opções em medicamento e, nesse caso, deve-se aplicá-la o mais fundo possível dentro da vagina.
Para fazer a aplicação, a mulher deverá deitar com as pernas bem abertas e introduzir o aplicador cheio do creme, bem no fundo da vagina. A medida que vai liberando o medicamento, o aplicador deverá ser retirado do interior do órgão.
Corrimento Esbranquiçado
A presença de corrimento branco na vagina pode ser sintoma de Candidíase vaginal.
Mas também existem outras complicações que apresentam esse sintoma, como é o caso da Vaginose Bacteriana que é uma das alterações que pode acontecer na flora vaginal.
Em geral, o corrimento vaginal ainda vem acompanhado de coceira ou ardência e para evitar maiores complicações, é melhor buscar por ajuda de um bom ginecologista para saber do que se trata e começar logo um tratamento adequado.
Já o corrimento que não vem acompanhado de coceira ou sensação de ardência, pode até ser algo normal, lembrando que algumas vezes a mulher pode apresentar esse corrimento sem cheiro e com uma coloração esbranquiçada que serve como lubrificante da vagina.
Ainda com respeito a esse corrimento, quando ele se apresenta com uma semelhança a clara de ovo, uma coloração transparente transparente, pode ser apenas um sinal de que a mulher está no período fértil.
Posologia Fluconazol
Para tratar o corrimento esbranquiçado, especialmente com mau cheiro que caracteriza uma infecção, o Fluconazol é uma das opções em medicamento no mercado. Nesse caso o tratamento pode ser com:
- Fluconazol comprimidos – para as mulheres que optarem pelo comprimido do Fluconazol, em geral, o médico recomenda 1 dose única de 150 mg, e repetir o uso de 1 comprimido de 150 mg depois de 7 dias para garantir que o tratamento tenha sucesso
- Fluconazol creme vaginal – esse deve ser aplicada 1 vez ao dia no período da noite antes de ir para a cama.
Dose única 150 mg
O remédio Fluconazol em qualquer situação não pode ser usado sem a devida orientação médica.
No caso de usar o medicamento em dose única, isso é bastante relativo, pois vai depender da doença a ser tratada.
Por vezes, mesmo se tratando de dose única, essa dose única pode ser semanal ou até mensal, sempre segundo a orientação médica.
Efeitos colaterais – é preciso ter muita cautela ao usar esse medicamento, pois ele apresenta uma variedade de efeitos colaterais e além disso, ainda existem as contra-indicações que precisam ser respeitadas.
Nomes comerciais do Fluconazol
- Flucomed
- Flucazol
- Fluconal
- Flunazol
- Flutec
- Zoltren
- Glyfucan
- Monipax
- Pronazol
- Riconazol
- Triazol
- Zoltec
- entre outros.
Preço desse medicamento – o remédio Fluconazol tem um valor que varia de acordo com a sua apresentação e com a marca fabricante.
Quando for pomada
A pomada na verdade não é Fluconazol, e sim Clotrimazol, cetoconazol, miconazol ou outro nome, é uma das mais indicadas no tratamento de infecções fúngicas que atacam a pele, porém ele é indicado somente para uso externo.
Modo de usar – para tratar infestações externas tanto no homem (no caso da Balanite) como na mulher (Candidíase), basta aplicar a pomada sobre a pele com camadas finas.
Em qualquer situação, o tempo do tratamento vai depender da orientação médica.
Preço da pomada – o valor da pomada varia de R$ 15,00 reais a R$ 25,00 reais dependendo de onde ela é buscada.Leia tambémRemédio e Pomada para Corrimento Vaginal ( Todos Tratamentos )
Pomada para Coceira no Saco Escrotal, Nomes
Nomes de Remédios para fazer Descer a Menstruação, Conheça