Saber como acabar com piolhos e lêndeas nas crianças certamente vai contribuir para diminuir a preocupação de muitos pais dessas crianças, uma vez que esses incômodos podem acontecer quando menos imaginamos.
Os piolhos são insetos, enquanto que as lêndeas são os ovos desses insetos minúsculos que vivem no couro cabeludo da criança ou mesmo de alguns adultos.
Com isso, basta um contato próximo de uma pessoa com os piolhos com outras pessoas para que um surto de piolhos aconteça.
Em geral essa infestação é mais freqüente nas meninas, uma vez que elas têm um contato ainda maior com as amiguinhas, e, em geral, o cabelo das meninas são mais densos e compridos, um campo apropriado para que esses insetos escolham para seu habitat.
Esses insetos tem cerca de 2,5 a 3.0 mm de comprimento e são providos não de asas e sim de 3 pares de pernas.
Na ponta das pernas eles possuem garras que lhes permite prenderem-se aos fios de cabelo e vivem exclusivamente para se alimentar do sangue de extraídos do couro cabeludo.
No passado sempre que encontrávamos uma criança com a cabeça raspada, logo imaginávamos que ela estava tratando os piolhos, mas em nossos dias, isso não precisa mais acontecer, uma vez que basta uma higienização diária nos cabelos com a ajuda de xampus especiais, para prevenir ou combater esses intrusos.
Esses xampus são comprados sem receita médica e geralmente funcionam muito bem para prevenir a infestação, porém é necessário saber como usá-los corretamente para se conseguir os melhores resultados.
Nesse caso, primeiramente é preciso lavar a cabeça da criança e depois secá-la. Feito isso, aplique o xampu no couro cabeludo e nos cabelos da criança para deixar agir por 15 minutos antes de lavar novamente.
Deixe passar mais ou menos 10 horas e verifique se ainda existem piolhos na cabeça da criança e se acaso essa verificação for positiva, é preciso conversar com um médico antes de repetir o tratamento.
Sintomas de Piolhos na cabeça
Entre os sintomas que se apresentam estão as coceiras intensas que logo poderá ser percebida com a ação de coçar da criança, ovos (lêndeas) que estão presentes nos fios dos cabelos, pequenas saliências vermelhas no couro cabeludo que pode se estender ao pescoço e ombros.
Essas saliências avermelhadas aparecem por conta dos ferimentos causados pelos insetos para se alimentar do sangue da criança.
Prevenção contra Piolhos
Não é tão simples prevenir a propagação de piolhos, uma vez que o contato entre as crianças na escola é muito próximo e constante.
Além disso, a presença de piolhos na cabeça da criança nem sempre é reflexo de maus cuidados com a higiene, e, apesar de ajudar, manter a higiene em dia não impedirá esse problema.
Cabe aos pais em casa fazer uma vistoria na cabeça das crianças com regularidade, e também os professores na escola podem perceber esses problemas e mandar o recado aos pais para que tomem providencias para o combate.
Formas mais comum para contrair os piolhos – esses piolhos, mesmo por poucas horas se escondem nas roupas no armário, nos travesseiros, cobertores, brinquedos de pelúcia, entre outros objetos e isso colabora para a infestação.
Ao manusear ou vestir essas roupas, facilmente esses piolhos vão se deslocar para o couro cabeludo onde encontrarão provisões de alimento.
Diagnosticando Piolhos
Para chegar a um diagnóstico, não é preciso buscar um médico, pois para quem conhece um pouco os sintomas da presença deles, logo vai certificar-se desse diagnóstico.
Porém para situações mais complicadas onde eles não são exterminados com um tratamento primário, será preciso medicamentos mais fortes, e nesse caso, somente um médico para receitá-los.
Em geral não existem grandes quantidades do inseto na cabeça da criança, o que torna mais difícil encontrá-los, porém, é preciso insistir com as investigações, uma vez que se eles existirem e não forem combatidos, em pouco tempo a criança ou mesmo adulto começará a sofrer com anemias e infecções provocadas pela ação desses insetos.
Remédios da farmácia para piolhos
Permetrina – esse medicamento age destruindo tanto as lêndeas quanto os piolhos eliminando-os de vez. Porém como todo medicamento químico é preciso tomar cuidado com as contra-indicações e quanto a elas já podemos adiantar que o medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Lindano – apesar de ser bastante eficaz no combate a lêndeas e piolhos, o Lindano tem propriedades que podem causar câncer, por isso, nem sempre é aconselhado.
Escabin – esse medicamento é encontrado em forma de loção em frasco de 100 ml, xampu em frasco de 100 ml e sabonete com peso de 70 gramas. Esses produtos são indicados para combater e eliminar a lêndeas e piolhos, além de outros insetos que podem infectar o corpo.
Malathion – outro inseticida muito poderoso para combater os piolhos e lêndeas o Malathion deve se aplicado no cabelo seco e esfregado no couro cabeludo. Deixe então agir por pelo menos 30 minutos para depois lavar a cabeça com o xampu costumeiro.
Escovas para complementar a limpeza – além de usar um inseticida especial para combater as lêndeas e piolhos da cabeça é preciso se prover de uma escova para complementar o trabalho.
Sabe-se que o melhor inseticida não chega a matar mais do que 60% desses insetos que precisarão ser removidos com a ajuda desses pentes.
Essas escovas fornecidas por marcas variadas são projetados para arrastar 100% das lêndeas após o uso de um inseticida.
Tratamentos caseiros contra Piolhos
Quanto aos tratamentos, existem medicamentos bem diversos para combater os piolhos e lêndeas, mas é preciso ter cuidado, pois os medicamentos por via oral não são aconselhados, uma vez que todo o medicamento traz suas contra-indicações e efeitos colaterais que podem trazer outras complicações.
Remédios caseiros
Infusão com folhas de eucalipto – providencie algumas folhas de eucalipto para ferver em 500 ml de água. Depois de fervido por alguns minutos, tire do fogo e deixe esfriar para com essa água então lavar os cabelos da criança ou adulto infectado pelos piolhos.
Porém, lembre-se de fazer essa aplicação depois do banho, com a cabeça limpa. A aplicação deve ser feita seguida de massagens no couro cabeludo para que o líquido penetre bem nas raízes dos cabelos, depois de 10 minutos dessa aplicação, deixe agir por mais 10 minutos e então lave com água morna.
Vinagre de maçã – esse é um dos melhores tratamentos para acabar com os piolhos, fazendo com que as lêndeas se desprendam dos cabelos sem que seja preciso no final passar o pente fino.
Primeiramente é preciso lavar a cabeça para depois aplicar o vinagre diluído em água quente misturando 2/3 de xícara de vinagre para 1 xícara de água. Deixe agir por alguns minutos e então lave a cabeça em seguida para eliminar o cheiro do vinagre.
Infusão de Alecrim – Providencie uma boa quantidade de folhas de alecrim que devem ser fervidas em 500 ml de água. Depois disso, deixe essa mistura esfriar para realizar o tratamento com massagem do couro cabeludo, molhando também os cabelos.
Deixe então agir por alguns minutos antes de lavar novamente. Também para esse tratamento é importante lavar bem os cabelos antes.
Outro remédio – providencie 100 gramas de farelo de milho, 4 xícaras de água e 1 xícara de folhas de arruda. Ferva a água com a arruda por pelo menos 5 minutos e depois acrescente o farelo de milho mexendo até que vire um mingau, mas cuide para não embolar.
Depois de frio, aplique em todo o couro cabeludo massageando com movimentos circulares e depois coloque uma toca plástica. Deixe agir então por 45 minutos para depois lavar com água para passar a escova e completar o trabalho.
Maionese – esse tratamento pode ser aplicado sobre os cabelos secos, basta usar uma colher ou mais de maionese e aplicar sobre toda a cabeça, cuidando para massagear o couro cabeludo e deixar toda a cabeça bem coberta com o produto. Deixe agir por 15 minutos, o que é suficiente para asfixiar os piolhos e eliminá-los.
Azeite de oliva – outro tratamento muito eficaz pode ser feito com azeite de oliva. Depois de limpo o cabelo, é só passar o azeite e massagear o couro cabeludo, cuidando para alcançar também todo o cabelo.
Envolva a cabeça em uma toalha ou use uma toca plástica para que o azeite aja durante algumas horas antes de passar o pente fino e depois lavar a cabeça com o xampu costumeiro.
Óleo de coco vegetal – aplique óleo de coco vegetal em toda a cabeça, lembrando de massagear bem o couro cabeludo, faça isso, durante a noite e aproveite para colocar uma toca para deixar que esse óleo aja durante toda a noite.
No dia seguinte é só lavar a cabeça com água corrente, seu xampu preferido e condicionador.
Leia tambémLoção e Shampoo para Dermatite Seborreica no Couro Cabeludo
Como acabar com a caspa no cabelo 12 receitas que ajudam
COMO USAR: Óleo de gengibre para combater a caspa